Colapso: treze comunidades de Surubim serão abastecidas apenas por caminhão-pipa
19/10/2016Com o colapso da Barragem de Jucazinho, oficializado em 26 de setembro, treze comunidades rurais de Surubim serão abastecidas exclusivamente por caminhão-pipa. A informação é da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Foram afetadas com a suspensão do abastecimento, as localidades de Jucá Ferrado, Vila dos Luiz, Gancho do Galo, Sítio Jucazinho, Duas Estradas, Chéus, Cachoeira do Taépe, Mimoso, Alegre, Lagoa da Vaca, Furnas, Mocotó e Lério.
Ainda segundo a Compesa, a água do reservatório de Pedra Fina que passou a abastecer Surubim, não deverá chegar nestes locais. “Com Jucazinho tínhamos uma vazão de 140 litros/segundo, agora com o sistema Pedra Fina estamos trabalhando com uma média de 80 litros/segundo, quase a metade do volume disponível anteriormente”, explica o gerente da companhia no Alto Capibaribe, Mário Heitor Filho.
Além da área rural de Surubim, oito cidades também serão abastecidas emergencialmente por caminhão-pipa: Salgadinho, Cumaru, Passira, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Toritama e o distrito de Pão de Açúcar em Taquaritinga do Norte.
Comentários