O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 26 de Novembro de 2024 10:24

Cadastramento biométrico é prorrogado em Surubim, Casinhas e outras 18 cidades do Estado

28/03/2018

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) encerrou nesta terça-feira (27/03) o prazo para o recadastramento biométrico do Ciclo 2016-2018 em vinte cidades. Mas quem perdeu o prazo não precisa se preocupar. Durante todo o mês de abril, o eleitor poderá procurar o cartório ou posto eleitoral de sua cidade, regularizar a situação, fazer o recadastramento biométrico e votar tranquilamente nas Eleições de outubro.

Nesta terça-feira, o TRE finalizou o recadastramento formal em Agrestina, Belém de São Francisco, Bodocó, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Casinhas, Exu, Flores, Gameleira, Lagoa do Carro, Mirandiba, Riacho das Almas, Ribeirão, Sairé, São José do Belmonte, São José do Egito, São Lourenço da Mata, Surubim, Triunfo.

Em Surubim o procedimento é realizado no cartório da 34.ª zona eleitoral localizado na Rua Euclides José da Silva, por trás da Secretaria Municipal de Saúde. O telefone para contato é o 3624-1720. Já em Casinhas, o eleitor pode se dirigir até o Posto de Atendimento instalado na Praça Nossa Senhora das Dores, N.º 49, no Centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo fone: 3634-9370

SEGUNDA CHANCE

Se o eleitor vota num dos municípios onde a biometria terminou e, por algum motivo, não conseguiu fazer o recadastramento pode comparecer à unidade da Justiça Eleitoral já a partir da próxima segunda-feira, dia 2 de abril.

É preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e, para homens acima de 18 anos, Certificado de Alistamento Militar (CAM). Com isso, o título eleitoral (que foi cancelado por causa da perda do prazo) será novamente validado.

Vale destacar que no dia 9 de maio próximo, o cadastro eleitoral será fechado. Aí, sim, quem não se recadastrou, sofrerá grandes transtornos porque o título continuará cancelado. Com isso, além de não poder votar nas Eleições de outubro, poderá haver restrições no CPF e a perda de benefícios de programas sociais como o Bolsa Família. Com o título cancelado, o cidadão deixa de obter matrículas em instituições públicas de ensino e será impedido de tomar posse em cargo público. Também deixará de obter ou renovar passaportes, entre outros impedimentos.

Diante de tantos transtornos, a dica para aqueles que perderam o prazo da biometria, é: aproveite o mês de abril e compareça ao posto da Justiça Eleitoral da sua cidade.

Durante todo o mês de abril, o eleitores poderão também: a) mudar de cidade (transferência do domicílio eleitoral); b) regularizar pendências (multas); c) atualizar dados (endereço, estado civil, profissão, grau de instrução etc); d) solicitar certidões, ou e) fazer o primeiro alistamento (maioria dos jovens entre 16 e 18 anos).

NÚMEROS

Para o ciclo biométrico que se encerrou nesta terça-feira, (2016/2018) o TRE convocou cerca de 935 mil eleitores em 38 cidades pernambucanas (os prazos de encerramento foram variados). Até a última segunda-feira (26/03), cerca de 800 mil eleitores fizeram o recadastramento, o que dá um percentual de 85,6%. A participação está acima da meta fixada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina um índice de 80% nas cidades com mais de 100 mil eleitores. O TRE-PE supera os 80% em todas as cidades.

Até 9 de maio próximo, quando será fechado o cadastro eleitoral, a estimativa é que o número de atendidos, no geral, aumente e chegue a 850 mil eleitores.

Pernambuco tem, atualmente, cerca de 6,6 milhões de eleitores. Destes, 4,6 milhões já foram biometrizados nos cinco ciclos que já ocorreram. Os 2 milhões restantes serão recadastrados nos dois ciclos que ainda acontecerão (2019/2020) e (2020/2021).

Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-PE

 

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *