Com apenas 2,7%, Barragem de Jucazinho deve voltar a abastecer 10 cidades
12/04/2018As chuvas do último final de semana, fizeram com que a Barragem de Jucazinho que estava completamente seca, acumulasse até esta quinta-feira (12), 9.099 milhões de m³ de água, o que representa 2,78% de sua capacidade máxima (327 milhões de m³). Este nível é considerado volume morto, no entanto, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já planeja a retomada do abastecimento para pelo menos 10 cidades no prazo de 40 dias.
A informação foi confirmada pelo gerente da unidade de negócios da companhia, em Caruaru, Mário Heitor Filho. “Em 2016 quando a barragem estava em colapso, a gente atendia 10 municípios com esse volume acumulado. É da mesma forma que nós estamos pensando, em voltar com o abastecimento de Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes e Salgadinho, para melhorar a situação dessas cidades que estão passando por um rodízio severo”, afirmou.
A captação da água deverá ser feita através de um sistema flutuante, segundo a Compesa. Um novo calendário de abastecimento será divulgado com o reinício das operações no reservatório. Antes de entrar em colapso em setembro de 2016, Jucazinho atendia 15 municípios.
Com informações da Secretaria de Imprensa do Governo do Estado de Pernambuco
Comentários