Mais um mutirão é realizado no Parque dos Mamulengos Gigantes de Surubim
25/01/2019No dia 13 de janeiro foi encerrado mais um mutirão na construção do Parque dos Mamulengos Gigantes de Surubim, localizado na comunidade de Lagoa Nova, zona rural do município. O evento começou com um cortejo e foi finalizado com a apresentação do bloco lírico Folguedos de Surubim e do grupo de dança Stela Duce, do Colégio Nossa Senhora do Amparo. No final da programação cultural, foi servido um lanche ao público e doadas sementes de pau-darcos (ipês) e aroeira branca.
Estas ações fazem parte da preparação para a inauguração da primeira etapa do parque que ocorrerá em 9 de janeiro de 2020. A obra é um memorial dedicado aos “severinos retirantes do mundo” e a arte do mamulengo e faz parte do projeto Memorial dos Severinos de Lagoa Nova, do artista plástico Severino Iabá.
Os mutirões sempre terminam com atividades culturais para os moradores do povoado. Além deste de janeiro, foram realizados mutirões em abril (quando foi iniciada a construção), julho e novembro do ano passado. Dez bonecos gigantes compõe o parque e já estão com formas bem definidas.
O projeto foi iniciado com recursos do prêmio que a Sociedade dos Amigos do Parque dos Mamulengos Gigantes recebeu do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, que em 2017 lançou o Edital Culturas Populares Leandro Gomes de Barros. A última parcela da verba do governo federal foi utilizada no final de 2018. Clique aqui e conheça mais sobre a iniciativa.
Parque será importante centro de irradiação de cultura
Por Fernando Guerra
Idealizado pelo professor e artista plástico Severino Iabá, hoje residente na Grande Belo Horizonte (MG), o Parque dos Mamulengos Gigantes de Surubim promete transformar-se num importante centro de irradiação da cultura no município.
A cada ano, Iabá aproveita suas férias na sua terra aonde vai dando acabamento aos dez totens de cinco metros de altura que integram esse parque. Para esse trabalho ter chegado à sua fase final, foi necessário convocar pessoas de seu conhecimento e, em regime de mutirão conseguiu preparar o terreno, levantar as esculturas, calçar a arena, preparando assim um ambiente de exaltação a uma das expressões mais legítimas de nossa cultura popular que é o mamulengo.
Localizado no bairro de Lagoa Nova, nas proximidades onde morou o mais famoso mamulengueiro de toda a região, o Sr. José Petronilo, esse parque tem data marcada para ser inaugurado e certamente será mais um espaço alternativo destinado a consolidar os ganhos culturais surubinenses.
Matéria atualizada às 19h43 do dia 26/01/2019 para acréscimo de informações
Comentários