Professores fazem reivindicações à prefeita Ana Célia, entre elas o pagamento do novo piso salarial
12/02/2022O Sindicato dos Professores (Sinduprom), tem divulgado através de redes sociais e carro de som, uma série de reivindicações que estão fazendo à prefeita de Surubim, Ana Célia (PSB). Uma das principais cobranças é o pagamento do piso nacional do magistério, que este ano teve um reajuste de 33,24%.
Segundo o sindicato, o governo municipal fez um acordo para pagar o piso em janeiro, mas não cumpriu. Por conta disso, em assembléia realizada na quinta-feira (10), a categoria decidiu por unanimidade, decretar estado de greve, mobilização que pode vir a culminar numa greve. Entre as ações programadas pelo sindicato, estão uma parada de advertência, na segunda-feira (14) e uma manifestação em frente à Prefeitura, pela manhã.
Além do pagamento do piso, a categoria reivindica protocolos sanitários e de biossegurança contra a Covid-19 para o retorno às atividades escolares presenciais, com distribuição de máscaras para alunos e funcionários; repasse do kit merenda para os alunos mensalmente; distribuição do kit escolar; reforma e ampliação das escolas, garantindo melhor infraestrutura aos funcionários e alunos com os recursos dos precatórios do FUNDEF; agilidade na documentação para que sejam pagos os Precatórios do FUNDEF 60% como manda a legislação; envio de um projeto de lei reformulando a Lei do Difícil Acesso e garantindo o benefício aos profissionais da educação que trabalham a partir de 2 km de suas residências e pagamento do rateio com as sobras do FUNDEB 70 de 2021, através de um bônus tecnológico.
A prefeitura ainda não se pronunciou sobre as reivindicações dos professores. Caso a gestão se manifeste, a notícia será atualizada.
Comentários