O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024 10:05

96 anos de Surubim: Semana Cultural termina nesta quarta-feira (11)

10/09/2024

Viúva de Sebastião Dias, Iêda Melo e os filhos Alan Dias e Ana Jaci, ladeados por Fernando Guerra, a prefeita Ana Célia e Nêgo do Mandurí (Foto: Reprodução/Divulgação)

Tendo como culminância o Desfile Cívico da Emancipação nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, a Semana Cultural do município completa seu ciclo de eventos tendo como principais destaques o 21.º Surubim Motofest, o 28.º Festival de Violeiros, a Bênção dos Vaqueiros, além dos shows com Capim com Mel, Adriano Silva e Mari Fernandez. Expressões culturais inteiramente opostas, duas urbanas e duas outras rurais.

Motofest

A programação da Semana Cultural teve início nos dias 30 e 31 de agosto com o 21.º Surubim Motofest realizado pelo clube de motociclistas da cidade Cowboys do Asfalto. Seu presidente Ginaldo Oliveira deu o seguinte depoimento para o Correio do Agreste: “O 21.º Surubim Motofest superou as expectativas. Durante todos esses anos de evento acreditamos ter sido um dos melhores. Tivemos como atração principal a banda Detonautas que levantou o público amante do Rock N’Roll. Nós dos Cowboys do Asfalto estamos muito felizes. Apesar de todo o trabalho,  é gratificante e satisfatório realizar um evento desta magnitude, com muita dedicação e carinho que aquece o turismo da nossa cidade, com os hotéis e pousadas lotados, trazendo divisas para Surubim. Marcaram presença motociclistas de várias regiões do Brasil como dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e muitos outros. Enfim, é um evento tradicional, ordeiro que já faz parte do calendário da nossa cidade e o objetivo maior é difundir o motociclismo. Que venha 2025 para mais uma edição do Surubim Moto Fest”.

Presidente do Motoclube Cowboys do Asfalto, Ginaldo Oliveira (de óculos) com a banda Detonautas (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Circo

Outros eventos contemplaram vários segmentos da cultura como as atividades circenses realizadas na Escola Dr. Amaro pelo Circo Canadá, o Encontro de Bandas, a Noite Cultural, a Feira de Artesanato, a Corrida da Emancipação e o Dia dos Evangélicos.

Cinema itinerante

No dia 3/9, na Praça Dídimo Carneiro, uma grata surpresa deu-se com o Cinema Itinerante apresentando sessão de filmes documentários. Ali foram exibidos quatro curtas-metragens focados na cultura surubinense realizados sob o incentivo da lei Paulo Gustavo. O filme “Feira de Loré” dirigido pelo estilista Paulo Ricardo registrou já no seu ocaso a famosa feira de retalhos que existia com muita intensidade na feira livre aos sábados na cidade. Muito bom registro de uma época que vai se despedindo da vida urbana de Surubim substituída pelas confecções que tomaram conta desse espaço.

“Onde o Coco Roda” dirigido por Marco Santana busca as raízes do coco e seus diversos “sotaques rítmicos” desde o litoral ao agreste, ressaltando sutilezas que identificam o coco cantado e dançado em Surubim.

‘Memória Severina” sob a direção de João Victor adentra o universo do Memorial dos Severinos, alma do Parque dos Mamulengos Gigantes, perscrutando a família que o mantém como uma chama acesa da cultura popular surubinense. Severino Iabá artista visionário, criador desse espaço localizado na Lagoa Nova, pelo que se deduziu dos depoimentos de seus familiares teve que, antes de tudo, convencer seus pais e irmãos de que estava construindo um Parque voltado para a exaltação das manifestações da arte de seu povo. O sucesso que veio a seguir foi surpreendente e hoje, toda a família do Mestre Severino mergulhou no projeto e está completamente integrada em suas ações culturais.

Documentário sobre Noé da Ciranda foi lançado na Praça Dídimo Carneiro (Foto: Reprodução/ Divulgação)

Finalizando, João Marcelo que se notabilizou pelo seu documentário “Cabocolino” vencedor da Mostra de Filmes Universitários do 51º Festival de Gramado, nos apresentou outra produção excelente de sua autoria que é “Noé da Ciranda”. Filme conciso, nos toca não somente pelo seu conteúdo, mas, igualmente pela sua plasticidade e arremate técnico. O centro para onde convergem todas as atenções, o cirandeiro Noé, dispensa maiores comentários por se tratar de um personagem autêntico, certamente o maior artista popular surubinense no momento.

Festival de Violeiros

Com um elenco sem grandes nomes que marcaram os festivais de repentistas de Surubim como Ivanildo Vilanova ou mesmo a voz forte do apresentador Felisardo Moura, realizou-se na sexta-feira 6/9, o 28º Festival de Violeiros de Surubim. Ivanildo submeteu-se a uma cirurgia e está passando muito bem, entretanto, fora proibido viajar. Antônio Marinho que seria uma das atrações, e substituiria Felisardo, por questões pessoais não pôde vir, sendo substituído por Iponax Vilanova.

Trofeu confecionado artesanalmente pelo declamador Espingarda do Cordel (Foto: Reprodução/ Divulgação)

A noitada foi dedicada ao grande poeta Sebastião Dias falecido em dezembro de 2023 e contou com as presenças de seus familiares desde a viúva Iêda Melo aos filhos Alan Dias e Ana Jaci.

A dupla vencedora formada pelos irmãos piauienses Jairo Silva e Jeferson Silva que pela primeira vez se apresentaram no festival surubinense. Em segundo lugar ficou a dupla Antônio Lisboa que é potiguar e Edmilson Ferreira representante do Piauí. Em terceiro lugar ficaram Zé Carlos do Pajeú e André Santos, em quarto, Raimundo Caetano e Edvaldo Zuzu e, na última colocação ficaram os poetas Zé Viola e Felipe Pereira.

Os festivais de repentistas do município são realizados há mais de duas décadas pelos produtores culturais Nego do Manduri e Fernando Guerra com o patrocínio da prefeitura local e apoios da Pitú e outras empresas.

Desfile Cívico

Com início previsto para às 15h, o desfile terá como tema este ano “Diversidade e suas raízes culturais”. Participarão 16 escolas,  todas acompanhadas por Bandas Marciais. O evento contará também com Pelotão Oficial do Exército, do Corpo de Bombeiros, dos Bombeiros Civis e do 22.º Batalhão acompanhando pela Banda da Polícia Militar de Pernambuco. Os pelotões saem da frente da Escola Maria Cecília. Já as escolas se concentram na Cabaceira, iniciando o percurso no Pátio da Usina. Os motoclubes também participam.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *