O jornal mais antigo em circulação do Agreste Setentrional de Pernambuco

Terça-Feira, 24 de Setembro de 2024 12:30

Na data de hoje 200 anos atrás: Confederação do Equador – formados quatro batalhões

23/09/2024

Continuamos com a publicação de textos do historiador Fernando Guerra extraídos do seu trabalho “O Agreste Setentrional e a Confederação do Equador”, na postagem de hoje, iremos tratar dos acontecimentos em Pindoba das Flores.

PINDOBA DAS FLORES

Dia 23 e 24 de setembro

No dia 23 de setembro, marcharam para Pindoba das Flores, propriedade do Capitão Joaquim Cavalcanti “onde encontramos o capitão Leandro César com uma companhia das forças da Paraíba e uma peça de artilharia compondo a força toda”.

Hoje, não mais existe o topônimo Pindoba das Flores denominando qualquer engenho ou povoação distando quatro léguas (24 km) desde o Engenho Poço Comprido e daí até o Vale do Capibaribe cerca de três léguas e meia (21 km).

Nessa localidade organizou-se a divisão de quatro batalhões, sendo o 1º composto de uma linha de Pernambuco e da Paraíba, o 2º, de um batalhão de milícias e de artilharia dos Henriques de Pernambuco, o 3º das milícias do mato e soldados de guerrilha avulsos, o 4º de todas as milícias da Paraíba. Além deles encontravam-se grupos de artilharia, de cavalaria, guarda avançada, grupos de guerrilha e outros mais.

Entre soldados de 1ª e 2ª linha, guerrilheiros e paisanos com famílias contavam-se quase três mil pessoas. Pernoitaram duas noites nessa propriedade e depois desse arranjo marcharam para Limoeiro.

Relacionado

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *