Chaparral e Ana Paula vencem eleição acirrada; na Câmara Municipal apenas quatro vereadores foram reeleitos
07/10/2024Em mais uma eleição acirrada, o novo prefeito de Surubim, o deputado estadual Cléber Chaparral (UB) foi eleito neste domingo (6), com uma diferença de 858 votos ou 2,18% para a segunda colocada, a vereadora Véia de Aprígio (PSB), apoiada pela prefeita Ana Célia (PSB). Em terceiro lugar ficou o ex-prefeito Flávio Nóbrega (SD), que contrariando as expectativas, não chegou nem a cinco mil votos, recebendo 2.798 sufrágios. Denivaldo Pereira (PL), obteve 309 votos.
Poucas horas após ser eleito, Chaparral falou à população na Rádio Integração FM. No seu pronunciamento classificou a campanha eleitoral realizada pelos adversários como “nojenta”. “Foram muitas fake news. Me acusaram de tudo que eu não era, divulgaram pesquisas falsas enganando até os eleitores deles”, desabafou. Sobre o mandato conquistado, afirmou que vai fazer mais do que prometeu na campanha.
O novo prefeito conseguiu eleger cinco vereadores dos partidos que lhe apoiaram. A oposição, oito parlamentares.
O legislativo passou por uma renovação de 70% das cadeiras. Da atual composição da Câmara Municipal, apenas quatro vereadores foram reeleitos: Itamar (PSB), Bomba (PSB), Nailton do Jucá (PSB) e Dr. Vavá (SD). Vão ocupar as outras nove vagas: Neto de Véia (PSB), Murilo Barbosa (PP), Katiane da Saúde (PSB), Carlos Maurício (PSB), Júnior Amorim (UB), Micherlan (UB), Izaldo Andrade (PSDB), Kel de Almir (Podemos) e Ana Maria de Ivete do Sindicato (PT).
O vereador mais votado este ano foi Itamar, com 2.233 votos. (Confira a votação de todos os candidatos clicando aqui).
Eleições na região
A grande surpresa do pleito foi a eleição do médico Histênio Sales (MDB) como prefeito de Vertente do Lério, tirando do poder o grupo comandado pela prima dele, Welita Sales.
Em Frei Miguelinho, Lindonaldo da Farinha (PSB), venceu com uma das maiores diferenças já registradas no município. A cidade tem um histórico de eleições com menos de 400 votos “de frente”, mas agora o vencedor ganhou com 1.012 sufrágios a mais.
Em Bom Jardim, o prefeito Janjão (UB) foi reeleito mas com um percentual abaixo do que apontavam as pesquisas. A diferença para a atual vice, Vânia de Miguel (PP), foi de 3.710 votos. Em 2020, ele venceu o então prefeito João Lira (PSD), por 6.006 votos.
Na cidade de Casinhas, a prefeita Juliana de Chaparral (UB) obteve uma diferença de 3.296 votos que supera a quantidade de sufrágios de Bruno Camêlo (Avante). Ela conquistou 6.364 votos enquanto o adversário foi votado por 3.068 pessoas.
Das cidades vizinhas a Surubim a maior diferença em termos proporcionais aconteceu em Salgadinho. O candidato Jóia (PSDB) venceu a eleição com 73,75% dos votos válidos enquanto Dr. Ronaldo ficou com 26,25%, uma distância entre os dois de quase 50%, exatos 47,5% o que representa 2.821 votos. Naquele municipio, também ocorreu o mesmo que em Casinhas: a diferença foi maior do que a votação do segundo colocado. Jóia teve 4.380 votos enquanto Dr. Ronaldo conquistou a preferência de 1.559 eleitores.
A eleição mais “apertada” da região foi em Santa Cecília (PB). O atual prefeito Marcílio Farias (PSB), venceu o ex-gestor Beto de Chico (UB) por apenas 31 votos. Não é a primeira vez que um placar desses ocorre no município. Em 2000, o candidato Teófilo venceu o então prefeito Antônio Gomes por 32 votos.
Confira os resultados completos das cidades citadas acima clicando em cima do nome do município que está em negrito.
Comentários