Conjuntura política: um parque para a cidade
06/11/2024Fernando F. Guerra
Novo prefeito, novas esperanças. Sob o comando do prefeito eleito Cléber Chaparral a cidade aguarda mudanças.
Desde os negócios menores aos mais complicados, pode-se afirmar, em síntese, que sucesso é equipe. Uma equipe competente resultará em sucesso garantido. A equação teoricamente é simples, entretanto, a dificuldade está em se encontrar a pessoa certa para o lugar certo. O município aguarda, portanto, que a composição do secretariado esteja à altura das aspirações do povo e das exigências do nosso município.
Dentro de uma concepção simplista, um prefeito pode ser comparado a um técnico de futebol. O desempenho do time não apenas dependerá da qualidade de seus jogadores, mas, fundamentalmente da percepção do comandante e de suas diretrizes. Muitas vezes administrar é um exercício de superação. Grandes vitórias resultam da observação das fragilidades ou das qualidades dos outros.
É preciso deixar marcas. Para tanto o prefeito deve ter uma visão que vá além do feijão com arroz. Ana Célia trouxe para Surubim o Corpo de Bombeiros, mas, para isso, fechou o Terminal Rodoviário. Não foi capaz de criar alternativas, cobriu um santo mas descobriu o outro. O mérito de uma ação foi desmontado pelo demérito de outra subsequente. Entretanto, quando investiu no trevo obteve sucesso. Em Bom Jardim o prefeito Janjão criou o Parque da Pedra do Navio. Notabilizou-se por isso.
Em Surubim, o prefeito Humberto Barbosa deu início à construção de um Parque no local onde existia o açude público da Cabaceira, construído na década de 1930. Gastou uma fortuna para aterrá-lo. Não levou adiante por uma sucessão de irregularidades. Como as obras não foram realizadas apareceram os donos que ocuparam essa área que é do povo de Surubim. Estão lá como seus autênticos proprietários. Não entendemos como a prefeita Ana Célia deixou que isso ocorresse, pois, ela era vice-prefeita de Humberto naquela gestão e tinha pleno conhecimento de que toda a área abrangida pelo açude e suas imediações pertenciam ao poder público. Simplesmente cruzou os braços.
Se o futuro prefeito resgatar esse projeto Surubim terá um ganho extraordinário pois o espaço que nos parece ser uma APP, Área de Proteção Permanente, que por lei é local proibido para ocupação urbana, e se ali construir um grande Parque de Lazer seu nome ficará registrado na História de Surubim. Não temos dúvidas.
Comentários