Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra: comércio pode funcionar se pagar direitos trabalhistas, diz CDL/ Surubim
19/11/2024Nesta quarta-feira (20), será celebrado pela primeira vez em todo o país o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, data instituída como feriado pelo presidente Lula em dezembro do ano passado. Em Surubim, como nas demais cidades brasileiras, bancos, lotéricas e repartições públicas não funcionam, no entanto, o comércio pode funcionar desde que cumpra a legislação trabalhista vigente em relação aos feriados.
Em comunicado divulgado no seu site, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), explica que “o feriado não impede que algum lojista possa abrir seu comércio. Porém, os direitos trabalhistas devem ser pagos de acordo com a legislação”. A instituição também informa que não terá atendimento no dia 20, retomando o expediente na quinta-feira (21), às 8h.
Foi em 20 de novembro de 1695 que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, a maior comunidade de resistência de escravizados durante o Brasil Colonial. O quilombo localizado na região da Serra da Barriga, em Alagoas, tornou-se um símbolo da luta contra a escravidão e da busca por liberdade.
Antes da nacionalização do feriado, por meio da Lei 14.759, de 2023, a data já era considerada feriado em vários estados e municípios.
Comentários