Projeto da Erem Ana Faustina conquista credencial para ser apresentado em Abu Dhabi
05/12/2024Entre os dias 25 e 30 de novembro, o estudante Jânio Santos e sua orientadora a professora Janailza Lima, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ana Faustina, participaram da ESI AMLAT (Feira Internacional de Ciências da América Latina) na cidade de Lima/Peru, apresentando o projeto: “My Feelings – Conectando Emoções”, e conquistaram credencial para MILSET Global que acontecerá em 2025 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
“Fazendo um recorte histórico sobre a trajetória do projeto, destacamos que o mesmo está na terceira fase. Inicialmente o “My Feelings” foi apresentado em Recife no Ciência Jovem em 2023, ficando em segundo lugar na categoria desenvolvimento tecnológico e conquistando a credencial para participar da MILSET na cidade de Fortaleza. Nesse grande evento científico que aconteceu em maio de 2024, também se destacou e conquistou mais uma premiação, dessa vez, a credencial foi para o Peru”, explica a professora.
A pesquisa científica desenvolvida pelos estudantes protagonistas da EREM Ana Faustina se propõe a investigar os seguintes questionamentos: Como está à saúde mental dos jovens e adolescentes no mundo pós-pandemia? De que forma as relações interpessoais podem contribuir para a melhoria dos aspectos emocionais e com a saúde mental dos jovens?
A professora Janailza, que é orientadora de projetos na EREM Ana Faustina, enfatiza o quão importante é a realização da pesquisa científica desde a educação básica, iniciando-se logo na educação infantil. “Essa prática tende a desempenhar um papel essencial no desenvolvimento integral dos jovens protagonistas e futuros acadêmicos, influenciando-os positivamente em diversos aspectos de sua formação”.
Ainda de acordo com a docente, “participar de eventos científicos como feiras, jornadas, congressos, mostras educativas, entre outros eventos que envolvam pesquisa e conhecimento científico, propicia aos discentes ampliar o desenvolvimento do pensamento crítico, da tomada de decisões e a resolução de problemas”.
“Foi uma experiência incrível e inexplicável, tive a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países e culturas e pude compartilhar um pouco do conhecimento que foi vivenciado no chão da escola. Acredito no poder transformador da educação, e na voz protagonista que emana das juventudes”, comentou Jânio Santos, que representou os demais estudantes da EREM Ana Faustina.
O professor Antônio Bernardo, gestor da EREM Ana Faustina reforça a importância da pedagogia dos projetos no ambiente escolar e do fortalecimento dos clubes juvenis. “São alavancas de sucesso no programa de educação integral. Ao desenvolver projetos pedagógicos os professores promovem o protagonismo estudantil, dinamizam a escola e possibilitam experiências ímpares na vida dos estudantes, preparando-os para a vida acadêmica e social”.
O projeto contou com apoio do Governo de Pernambuco, por meio da GRE (Gerência Regional de Educação) – Vale do Capibaribe e Prefeitura de Surubim. “Sem o apoio e contribuição financeira dessas instituições, de familiares e amigos que acreditam no poder transformador da educação, entendendo a importância da disseminação do conhecimento científico na formação acadêmica dos estudantes, o projeto My Feelings não teria a oportunidade de participar dos eventos científicos citados, e ter conquistado as premiações.”, conclui a professora Janailza.
Comentários