Surubim: chuvas ficam acima da média em janeiro, mas situação de seca continua
06/02/2025![](https://i2.wp.com/www.correiodoagreste.com/wp-content/uploads/2025/02/chuva-em-Surubim-em-fevereiro-1140x620-1.jpg?resize=700%2C381&ssl=1)
Chuva no Centro de Surubim neste começo de fevereiro (Foto: Lulu/ Surubim News)
Segundo dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), as chuvas em Surubim no mês de janeiro ficaram acima da média. Foram 54,2 mm enquanto o esperado eram 33 mm. A média climatológica é calculada pela Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) com base em informações coletadas nos últimos 30 anos. Portanto, choveu 64% além da média, mas as chuvas não foram intensas a ponto de encherem açudes e barreiros. O município vem enfrentando situação de seca desde outubro. Nos três últimos meses do ano choveu muito abaixo do esperado. Em novembro, o quadro se agravou, porque não houve registro de chuva em nenhum dia do mês.
Se em janeiro a média foi superada, fevereiro já começou ultrapassando o índice normal para o período. Em praticamente três dias já choveu mais de 40 mm quando se esperava 38 mm. Mas a exemplo de janeiro, até agora os reservatórios permanecem quase inalterados, com níveis muito baixos. A barragem de Jucazinho está com apenas 5,24% apesar de ter chovido em várias cidades da região.
As últimas precipitações favorecem a agricultura, a terra já está bastante molhada e alguns moradores da zona rural já se arriscaram a plantar confiantes que este ano o inverno será bom. De acordo com a Apac, a previsão climática indica acumulado de chuva de normal a abaixo da média e temperaturas acima da climatologia em Pernambuco no trimestre fevereiro/março/abril de 2025.
Comentários